Naturologia

A Naturologia é a medicina natural que busca na mãe Natureza as diversas formas de tratamento que esta oferece. Baseia-se na união dos princípios milenares da cultura ocidental e oriental, vindos desde o mais remoto conhecimento do passado, passando pelas sabias receitinhas da vovó aos conceitos científicos mais elevados e até então observados. Carrega em si uma visão puramente holística do Ser e o aborda em sua totalidade, portanto abrangendo-o em sua constituição física, mental, emocional e energética. Busca a causa das doenças por trás de seus sintomas, focando muito mais no doente do que na doença.

Dentre as diversas possibilidades naturais de tratamento que a Naturologia oferece, adotam-se recursos como: Aromaterapia, Reflexologia, Cromopuntura, Fitoterapia, Conscientização de hábitos naturais do dia a dia, Terapia Floral, Arteterapia, Iridologia, MTC (Medicina Tradicional Chinesa), Cinesiologia/Calatonia, Hidroterapia, Medicina Ayurvédica, Antroposofia  entre tantos outros

O intuito é  atuar no combate contra os desequilíbrios energéticos, físicos e emocionais, responsáveis por distúrbios de ansiedade, depressão, estresse, problemas de aprendizado, insegurança, baixa autoestima, todo tipo de fobias, falta de perspectiva na vida, entre outros.

Os caminhos de aplicação da Naturologia são muitos entre as diversas especialidades que ela oferece, porém seria impossível ao profissional naturólogo dominar todos eles, a menos que o faça sem o aprofundamento necessário para um bom desempenho profissional. Desta feita, relatarei aqui um breve resumo das especialidades que adotei para realizar a minha função de naturóloga.

 

ARTETERAPIA

A Arteterapia é o uso da arte como terapia, ou seja,  a Arteterapia é um veículo terapêutico que permite  ao indivíduo se  comunicar através de uma linguagem expressiva e não verbal. Atua como uma ponte capaz de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.

De acordo com o Family Guide to Alternative Medicine (Dicionário de Medicina Natural), a Arteterapia atende a qualquer pessoa que esteja atravessando por problemas emocionais ou psicológicos, ou ainda que simplesmente deseje saber mais sobre si própria, especialmente aquelas com dificuldade para se exprimir-se por meio de palavras faladas.

Seu maior objetivo é fazer uso da Arte como fator de promoção de Saúde e Transformação Interior. Através de dinâmicas indutoras da expressão artística, o indivíduo consegue acessar seu universo pessoal advindo de outros estados de consciência. Neste sentido a expressão artística passa a ter uma função reveladora de segredos que a própria pessoa desconhece, trazendo mensagens do inconsciente.

 

CROMOPUNTURA

A Colorpuntura é um método não invasivo e indolor, de resultados rápidos que une a acupuntura a Cromoterapia. Utiliza-se da luz colorida em seus tratamentos através da qual estimula os canais de energia e o sistema celular do corpo humano. A ciência já comprovou que as células emitem e captam luz, podendo o corpo humano ser estimulado, com o uso das frequências e comprimentos da luz, baseando-se nos conceitos da eletroterapia. Os pontos utilizados na acupuntura são pontos eletropermeáveis. Portanto, são mais suscetíveis a serem estimulados. Resumindo, a Colorpuntura ou Cromopuntura é a acupuntura realizada sem agulhas, apenas com a aplicação de luz colorida nos mesmos pontos dos meridianos utilizados na acupuntura.

 

TERAPIA FLORAL

A Terapia Floral é uma ciência que se utiliza de um método simples e natural de cura. Foi desenvolvida, há cerca de oito décadas atrás, graças à excepcional capacidade perceptiva da natureza que o médico inglês, Dr. Edward Bach (o pai da Terapia Floral) teve , ao se dedicar ao estudo do comportamento das flores. No desenvolvimento de sua pesquisa foi profundamente influenciado pelas teorias de Paracelso e Goethe, deixando para a humanidade um legado de inestimável valor para os avanços na área da saúde.

A Terapia Floral se preocupa muito mais com a causa da doença e com os sentimentos de quem a contrai do que com a doença em si. Ademais Dr. Bach dizia que deveríamos agradecer nossas doenças, pois elas são fiéis mensageiras do que devemos transformar em nosso ser e que a cura de todos os males se encontra na natureza.

“A maior prova do quanto as flores são sábias está no fato de que elas sempre se voltam para a direção da Luz”.