- 
English
 - 
en
French
 - 
fr
German
 - 
de
Hebrew
 - 
iw
Italian
 - 
it
Polish
 - 
pl
Portuguese
 - 
pt
Russian
 - 
ru
Spanish
 - 
es

Naturologia

A NATUROLOGIA é a ciência que estuda as mais diversas formas de tratamento que a mãe natureza oferece na busca da cura do Ser. Baseia-se na união dos princípios milenares da cultura oriental, vindos desde o mais remoto conhecimento do passado com a ocidental, passando pelas sabias receitinhas da vovó e do índio, aos conceitos científicos mais elevados  até então observados. Carrega em si uma visão puramente holística do Ser  ao aborda-lo em sua totalidade, abrangendo-o em sua constituição física, psíquica e energética. Busca a causa das doenças por trás de seus sintomas, pois foca mais no doente do que na doença em si.

Dentre as diversas possibilidades naturais de tratamento que a Naturologia oferece, adotam-se recursos como: AROMATERAPIA, REFLEXOLOGIA, CROMOPUNTURA (essa técnica nasce da junção da cromoterapia com a acupuntura, porém ao invés de usar agulhas, atua através de canetas especiais com ponta de cristal por onde a luz colorida reflete), FITOTERAPIA, TERAPIA FLORAL, ARTETERAPIA, IRIDOLOGIA, MTC (Medicina Tradicional Chinesa), CINESIOLOGIA/CALATONIA, HIDROTERAPIA, MEDICINA AYURVÉDICA, ANTROPOSOFIA, FÍSICA QUÂNTICA entre tantos outros

Contamos ainda com os recursos das propriedades das pedras e das diversas técnicas corporais e de relaxamento através do uso e da imposição das mãos.

Estes são apenas uma mostra das diversas possibilidades que este trabalho oferece na busca do equilíbrio dos campos de energia humana e de sua integração com a totalidade.

Como já dissemos, o intuito é  atuar no combate contra os desequilíbrios energéticos, físicos e emocionais, responsáveis por distúrbios de ansiedade, depressão, estresse, problemas de aprendizado, insegurança, baixa autoestima, todo tipo de fobias, falta de perspectiva na vida, e outros.

Os caminhos de aplicação da Naturologia são muitos, porém seria impossível ao profissional naturólogo dominar todos eles, a menos que o faça sem o aprofundamento necessário para um bom desempenho profissional.

Assim o naturólogo imbuído de bom senso será capaz de traçar o seu desempenho sem a pretensão de abarcar tudo o que esta terapêutica oferece. No meu caso, como sempre me senti atraída pelo universo que se refere á alma humana, baseei as minhas escolhas em ferramentas que pudessem me favorecer uma atuação mais voltada para o campo emocional e espiritual das pessoas. Faço aqui um breve resumo das especialidades que adotei para realizar a minha prática dentro da Naturologia.

 

ARTETERAPIA

A Arteterapia se refere á aplicação da Arte na terapia, ou seja,  um veículo terapêutico que permite  ao indivíduo se  comunicar através de uma linguagem expressiva e não verbal. Atua como uma ponte capaz de conectar os mundos interno e externo do indivíduo, através de uma linguagem rica e repleta de símbolos.

De acordo com o Family Guide to Alternative Medicine (Dicionário de Medicina Natural), a Arteterapia atende a qualquer pessoa que esteja atravessando por problemas emocionais ou psicológicos, ou ainda que simplesmente deseje saber mais sobre si mesma, especialmente aquelas com dificuldade para se expressar por meio de palavras faladas.

Seu maior objetivo é fazer uso da Arte como um fator de promoção da Saúde e Transformação Interior. Através de dinâmicas indutoras da exteriorização simbólica, o indivíduo consegue acessar seu universo pessoal advindo de outros estados de consciência. Neste sentido a expressão artística passa a ter uma função de revelar segredos que a própria pessoa desconhece, trazendo mensagens de seu inconsciente.

 

ENEAGRAMA

O que se sabe é que o Eneagrama é um instrumento de origem milenar que nos ajuda a compreender o ser humano partindo de nove tipos de personalidade, as quais se forem aprofundadas em seu estudo poderão chegar até mesmo a setenta e dois tipos. Aborda uma linguagem universal que carrega em si tantos significados diferentes quantos são os níveis de homens existentes.

Ele se apresenta na forma de um símbolo muito antigo composto por uma estrela de nove pontas ou três figuras da geometria sagrada, que interagem entre si e representam as três leis divinas que regem todo o universo. Trata-se de um diagrama esquemático cujo movimento é perpétuo, isto é, uma máquina que nunca para, gira para sempre. Pode ser considerado um sistema dinâmico de tipologia de personalidades ou mapa dos fenômenos interiores.

Mas o Eneagrama não para por aí, além de te ajudar a descobrir Quem você É, ele te apresenta caminhos de crescimento específicos para quem você pensa que é (sua personalidade), mas que na verdade não te representa.

 

TERAPIA FLORAL

A Terapia Floral é uma abordagem terapêutica que se utiliza das essências florais, ou remédios feitos a partir das flores na busca do equilíbrio do Ser. Esta diretamente envolvida com a química da natureza e não de laboratórios. Foi desenvolvida, há quase um século, graças à excepcional capacidade perceptiva da natureza que o médico inglês, Dr. Edward Bach (o pai da Terapia Floral) teve ao estudar o comportamento das flores. No desenvolvimento de sua pesquisa foi profundamente influenciado pelas teorias de Paracelso e de Goethe, deixando para a humanidade um legado de inestimável valor para os avanços na área da saúde.

E foi talvez, no estudo e aprofundamento desta ciência, onde eu mais aprendi a cerca do ser humano e de sua personalidade, por isso gosto de me referir ás flores como nossas irmãs, diante da similaridade de comportamento que existe entre nós e elas.

A Terapia Floral se preocupa muito mais com a causa das doenças e com os sentimentos de quem as contrai do que com a doença em si.  Dr. Bach dizia que deveríamos agradecer nossas doenças, pois elas são fiéis mensageiras daquilo que devemos transformar em nosso ser,  e que a cura de todos os males se encontra na natureza.

“A maior prova do quanto as flores são sábias está no fato que elas sempre se voltam na direção da Luz”. Lembrando que Luz significa sabedoria.