- 
English
 - 
en
French
 - 
fr
German
 - 
de
Hebrew
 - 
iw
Italian
 - 
it
Polish
 - 
pl
Portuguese
 - 
pt
Russian
 - 
ru
Spanish
 - 
es

Conhece-te e Cura-te a ti mesmo!

O “Conhece-te e Cura-te a ti mesmo” é o princípio que busca o equilíbrio dos campos de energia humana e de sua integração com a totalidade.

Ao se visitar o Templo oferecido ao deus Apolo em Delfos, pode-se ler no portal de entrada do pátio esta máxima “Conhece-te a ti mesmo”.  Ainda no oráculo de Delfos também se pode encontrar a inscrição, atribuída aos Sete Sábios (c.650 a. C. – 550 a C.): “Ó Homem, conhece-te a ti mesmo e assim conhecerás os deuses e o universo”.

Cerca de 2500 anos mais tarde, na década dos anos trinta, um médico inglês chamado Edward Bach, se tornaria o pai da TERAPIA FLORAL, considerando em seu trabalho e filosofia de vida, a importância desta citação “Cura-te a ti mesmo”. Com isso queria nos atentar para o fato de que a cura total só pode acontecer quando vem de dentro da pessoa, do mais profundo de sua alma, sem o que, o médico ou terapeuta pouco pode fazer. Considerava que através das qualidades do amor, qualquer pessoa seria capaz de curar-se a si mesma. Neste sentido devemos entender o “Cura-te a ti mesmo” como uma proposta, na qual a pessoa deixa de ser um simples paciente para se tornar um coadjuvante interagente de seu próprio processo evolutivo.

Dr. Bach dirigindo-se á classe médica alertava-a para o fato de que não se deve focar na doença, mas no doente que a carrega. “Quando o paciente adentrar a sua sala, preocupe-se mais com quem esta entrando do que com a doença que ele traz”. E ia ainda mais longe, para os seus pacientes dizia, “Agradeçam as suas doenças, pois ela vem para te contam quem é você”.

Na minha jornada pessoal de autoconhecimento compreendi que é na união destes aforismos onde se pode encontrar a cura verdadeira, e a partir deste entendimento venho tentando despertar isso nas pessoas que vem até mim em busca de ajuda. Considero que somente se conhecendo profundamente, pode-se atingir a capacidade da transformação e do crescimento interior, condições inerentes aos processos de cura.

Por esta razão, busco a cada passo que dou em meus procedimentos como terapeuta transpessoal e naturóloga, o despertar e a participação direta dos meus pacientes, de forma consciente e assumida. Jamais um paciente sairá de um atendimento comigo, com uma fórmula de florais, por exemplo, que ele não tenha conscientemente participado da escolha de suas essências florais.

Pensando no exemplo na Terapia Flora, muito embora eu me sinta plenamente segura a cerca da minha atuação profissional, baseada em mais de vinte e cinco anos de experiência, considero que é direito da pessoa que esta sentada á minha frente decidir se concorda e se quer ou não mexer com tais aspectos de seu campo emocional. Às vezes não é o momento certo para isso, há que se estar preparado para tanto, e ninguém melhor que a própria pessoa para decidir se a hora é agora.  Neste contexto cabe a mim enquanto terapeuta, acolher e ouvir com atenção o que ela me diz, ser capaz de escutar o que esta por traz de suas palavras e traduzir a linguagem das flores para que ele possa perceber os benefícios de atuação de cada uma delas em seu momento atual.

Assim, juntos, paciente e eu vamos, compondo as fórmulas florais mais apropriadas ás suas necessidades de cada momento, numa relação de absoluto respeito, cristalinidade e conivência, vamos nos tornando cúmplices de seu processo evolutivo.

Vale lembrar que este trabalho não se restringe apenas á aplicação da TERAPIA FLORAL. Baseada nos princípios da NATUROLOGIA (ciência que estuda técnicas naturais de tratamento), e da PSICOLOGIA TRANSPESSOAL  (considerada a 4°força dentro do universo da psicologia, em que estuda-se diferentes níveis de consciência, indo além do pessoal), vou conduzindo a pessoa em seu caminho evolutivo pela “TRILHA DO ENEAGRAMA”, em busca de seu despertar e ampliação da consciência.